Como reduzir a temperatura nas casas e economizar energia

como-reduzir-a-temperatura-de-casa-e-economizar-energia.jpg
Por Adriana Antolin

O calor está de matar!! Anunciaram que este verão seria menos quente que o do ano passado. Ok, pode até ser, mas continua muito, muito quente!! Nem de longe é um verão ameno…

Com isso, é ventilador ou ar condicionado ligado o tempo todo. Consequência: uma conta de energia elétrica altíssima e custando uma fortuna!

Lendo umas reportagens na internet deparei-me com algo bem interessante, o uso de caixas de leite como isolantes térmicos.

Além de ser uma idéia muito criativa e funcional, ajuda o meio-ambiente com a reciclagem de embalagens.

Transcrevo a seguir para que tenham conhecimento da matéria.

 

“Jovens do Ceará usam caixas de leite para reduzir a temperatura nas casas (e economizar energia)

Por Web Rádio Água

Após consumir leite, o que você costuma fazer com as embalagens do produto? Os estudantes do IFCE (Instituto Federal do Ceará), localizado em Aracati, uma cidade que fica a 150 quilômetros de Fortaleza, estão transformando as caixas de leite em pequenos isolantes térmicos para reduzir a temperatura dos ambientes – e logo economizar energia.

A iniciativa simples e de baixo custo foi pensada pelos irmãos gêmeos Diego e Gabriellen de Vasconcelos como uma alternativa para diminuir o desconforto em relação às altas temperaturas que castigam o sertão cearense. As mantas das embalagens são colocadas abaixo das telhas das casas e entre seus caibros e ripas. Com isso, os raios solares são refletidos e, consequentemente, ajudam a diminuir a temperatura do local.

“Há várias maneiras de resfriar um ambiente, mas em Aracati a população não tem uma renda muito alta”, explicou o professor orientador Antônio Sabino, que também destacou que a população ‘abraçou’ a ideia. “Tivemos uma ótima aceitação na campanha de arrecadação dos materiais”, completa.

Quando abertas, 16 caixinhas longa vida de leite são suficientes para produzir um metro quadrado de manta isolante. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade de Campinas), esse tipo de experimento pode diminuir a temperatura de um ambiente em até oito graus. Uma boa para adotarmos em nossas casas, não?”

Fonte: The Greenest Post

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s